quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Amadou e Mariam Doumbia Bagayoko



Biografia

Mariam Doumbia e Amadou Bagayoko se conheceram em um instituto para cegos, em Bamako, capital do país africano Mali.
Do encontro, nasceu a dupla musical e o casamento. A vocal e o guitarrista nasceram em Bamako na década de 1950, às vésperas da ex-colônia francesa se tornar independente, em 22 de setembro de 1960.
Conhecidos como “o casal de cegos” tiveram seu último álbum “Dimanche a Bamako” produzido por Manu Chao. O próximo, intitulado “Welcome to Mali” sai dia 17 de novembro e conta com a produção de Marc-Antoine Moreau et Laurent Jaïs, que trabalharam com Chao em “Dimanche”.
O dupla é bastante conhecido pelas ótimas avaliações dos críticos sobre os seus albums, que, em muitas vezes, lhes dão pontuação máxima.

Informações gerais

Origem Bamako, Mali
Africano estilos Blues, Jazz
Anos 1974 activa-Presente
Labels Because Music, Nonesuch Records
Website http://www.amadou-mariam.com/
Amadou & Mariam são um duo musical do Mali, composta do casal Amadou Bagayoko (guitarra e vocal) (nascido em Bamako, 24 de outubro de 1954) e Mariam Doumbia (Vocal) (nascido na capital do Mali Bamako, 15 de abril de 1958). O casal, conhecido como "o casal de cegos do Mali" reuniram-se no Instituto de Mali para Cegos jovem, e descobriu que partilhavam um interesse pela música.

Estilo

Primeiras gravações da dupla em 1980 e 1990, recurso escasso arranjos de guitarra e voz. Desde a década de 1990 Amadou & Mariam produzir música que mistura o som tradicional do Mali rock com guitarras, violinos Síria, Cuba trombetas, Ney egípcio, tablas indianas e percussão Dogon. Todos esses elementos juntos têm sido referidas [por quem?] Como "afro-blues".

Discografia

Se Te Djon Ye (1999-01-26)
Sou Ni Tile (1999-06-15)
Tje Ni Mousso (2000-10-19)
Wati (álbum) (2003-04-01)
Dimanche à Bamako (2005-08-02)
Je pense à toi: Best of (2005-10-25)
Zeit, Dass Sich Was Dreht (com Herbert Grönemeyer) (2006)
Welcome To Mali (2008-11-17)
O casal Magic (2009-07-07)




Obtido em http://en.wikipedia.org/wiki/Amadou_% 26_Mariam

Postado por: Alexandre Ribeiro

sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

Anoushka Shankar

http://www.youtube.com/watch?v=Ge8zyUDrA6Y

Postado por: Larissa Soler

Anoushka Shankar

Anoushka Shankar (nascida a 9 de Junho de 1981) é sitarista e compositora britânica de origem indiana. É filha de Ravi Shankar, sitarista indiano, e Sukanya Shankar. É meia-irmã de Norah Jones, vencedora de um Grammy Award, pela parte do pai.
Anoushka nasceu em Londres. Aos oito anos de idade, o seu pai iniciou-a no treino do sitar. Deu o seu primeiro espectáculo público aos treze anos de idade em Nova Deli. Desde então, tornou-se numa sitarista mundialmente reconhecida. O seu nome é uma homenagem a uma grande amiga da família, Anne Pennington, e a versão russa do nome foi em consequência da popularidade da actriz Anoushka Hempel na ocasião.
Depois da sua mãe se juntar de novo com Ravi Shankar, viveu desde os sete anos de idade em Encinitas, Califórnia, nos EUA, onde deu vários espectáculos de caridade durante a sua adolescência e graduou-se na escola secundária local.
Num documentário da estação pública americana PBS, Anoushka explicou que foi assim que ganhou o seu sotaque Americano que, segundo ela, os seus fãs indianos acham “engraçado”.
Em 1998, Anoushka tocou num jantar de gala para convidados que de entre os quais fazia parte o Ministro dos Negócios Estrangeiros britânico Robin Cook, que a distinguiu com o Escudo da Câmara dos Comuns. Em Fevereiro de 2000, Shankar tornou-se na primeira mulher a actuar no The Ramakrishna Centre em Calcutá. A Indian Television Academy, a Asmi, e o “India Times” escolheram-na como uma das quatro Mulheres do Ano em 2003. Em 2004, foi nomeada como um dos vinte Heróis Asiáticos pela edição indiana da revista Time
O seu álbum “Rise” foi nomeado para um Grammy na categoria de Melhor Álbum Contemporâneo de World Music. Anoushka também se tornou na primeira mulher a actuar nos Grammy Awards ao tocar durante a cerimónia da 48ª edição, antes da transmissão televisiva.
Tocou sitar no Concert for George, um espectáculo memorial a George Harrison no primeiro aniversário da sua morte. O concerto deu-se no Rotal Albert Hall em Londres a 29 de Novembro de 2002.
Shankar é uma ativista pelos direito dos animais e membro do PETA, People for the Ethical Treatment of Animals (Pessoas pelo Tratamento Ético dos Animais). Ela e o seu pai apareceram numa pequena publicidade institucional contra o sofrimento dos animais.
Anoushka, em colaboração com Karsh Kale, lançou o seu álbum mais recente intitulado “Breathing Under Water”, uma mescla entre sitar clássico e música electrónica. Vocalistas convidados incluem Norah Jones e Sting. O seu pai também actua num dueto de sitar com Anoushka. O álbum foi lançado a 28 de Agosto de 2007.

Postado por: Larissa Soler

Ravi Shankar

Pandit Ravi Shankar (Ghazipur, 7 de abril de 1920) é um famoso músico indiano.

Começou a sua carreira como bailarino na companhia do irmão Uday Shankar. Aos 18 anos iniciou os seus estudos de sitar, tendo sido discípulo de Baba Allauddin Khan. Famoso em todo o mundo, tocou no Woodstock junto com grandes mestres da música como Janis Joplin, e Jefferson Airplane. É também o pai de Norah Jones, famosa artista contemporânea de jazz e de Anoushka Shankar, a quem ensinou a arte do sitar. Teve grande influência na fase psicodélica dos Beatles, e após o fim da banda, gravou um disco produzido por George Harrison, o "Chants of India".

Amanda Alves 7° ano

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Van Morrison

BIOGRAFIA DE VAN MORRISON

George Ivan (Van) Morrison nasceu em 31 de agosto de 1945 e cresceu em Bloomfield, Belfast, Irlanda do Norte como o único filho de George Morrison, r e Violet Stitt Morrison.

Van foi exposto à música desde a mais cedo, como seu pai, trabalhou em Detroit em uma loja de discos de jazz, blues e country and western.

O gosto musical do pai foi passado a ele, por isso, cresceu ouvindo artistas como Jelly Roll Morton, Ray Charles, Lead Belly e Solomon Burke.

Os pais de Van Morrison, observando o interesse pela música do filho, compraram uma guitarra quando ele tinha doze anos de idade. Morrison aprendeu a tocar acordes simples, enquanto estudava a canção em livros.

Ele logo formou uma banda chamada Sputniks na escola com amigos. Van já estava assumindo a liderança do grupo. Aos quatorze anos, ele formou outra banda, Midnight Especial. Quando esta banda rompeu-se ele queria aderir à Thunderbolts, mas desistiu porque sabia apenas tocar guitarra.

Depois de pedir ao pai para compra-lhe um saxofone, Van teve aulas de sax tenor e teoria musical com George Cassidy, um professor local, com quem teve aulas por um mês.

Em seguida, ingressou na Thunderbolts, tocando nos arredores da cidade. O jovem Morrison já era conhecido pelo seu natureza lacônica e a sua inabilidade para conviver com os membros da banda.
Em 1968, é editado Astral Weeks, considerado por muitos o seu melhor trabalho, muito aclamado pela crítica, mas não tendo muita aceitação por parte do público. Morrison geralmente mostra algum desdém pelas opiniões da imprensa e da crítica. O seu trabalho é, muitas vezes, de natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.

EXTRAIDO DO SITE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Van_Morrison

POSTADO POR LUCAS JORGE

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

DJ Krush

http://www.youtube.com/watch?v=aVjgRlto8PI

Postado por: Larissa Soler
Muito legal o video.

DJ Krush

Ishi nasceu em 1962 em Tóquio. Ishi abandonaram a escola precocemente e se juntou a uma gangue local, e alguns anos mais tarde, a yakuza. Logo no início a sua carreira como subalterno yakuza, Ishi descoberto um dedo cortado embrulhado em papel em sua mesa. Mais tarde, depois de descobrir que tinha pertencido ao seu melhor amigo, que ele decidiu deixar a yakuza e cortar laços com o submundo do crime.
Um dia, no início dos anos 1980, Ishi fui ao cinema com sua namorada e viu o filme Wild Style, o primeiro do movimento hip hop, dirigido por Charlie Ahearn. Ele rapidamente começou a inspiração para se tornar um músico de hip hop, e fez a firme decisão de tornar-se um DJ. O dia depois de ver este filme, dirigiu às lojas de instrumento à procura do equipamento. Neste momento o termo mixer "era desconhecido para a maioria dos vendedores eletrônicos em Tóquio loja. Depois de ter um tempo difícil comprar as coisas que ele precisava, Ishi começou sua carreira como um dos artistas de hip hop primeiro no Japão.

Além de ser considerado um dos pioneiros do hip-hop japonês, Ishi estabeleceu-se como um dos artistas mais respeitados e produtores na indústria do hip hop, tanto no Japão e no exterior. Ao entrar na indústria, Ishi, com suas batidas experimentais e sons instrumentais, mudou a cara do hip-hop, durante uma hora em que foi dominado pela cena do rap americano. Ele é relutante em identificar a sua música com todo o género em particular, para coloca limites sobre seus ouvintes e seus talentos. Ele tem sido considerada como ambient, trip hop, uma combinação dos dois, e hip hop. DJ Krush prefere exercer uma distância ideológica dos gêneros que é geralmente agrupadas em, mantendo sempre uma apreciação saudável para todas as formas e estilos de música.

Postado por: Larissa Soler
Achei legal as músicas dele !

quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Bob Marley

Robert Nesta Marley (Conhecido Como Bob Marley) foi o responsável por levar o reggae da Jamaica para o mundo. Filho de Cedella Booker, uma jovem negra, e do capitão Norval Marley, um inglês branco de meia idade.

Junto com seu amigo Neville O'Riley Livingston, conhecido como Bunny, com quem começou a tocar instrumentos improvisados.

O som que faziam era influenciado pelas músicas captadas das emissoras do sul dos Estados Unidos que tocavam Ray Charles, Curtis Mayfield e outros.

Nessa época, Bob conseguiu um emprego numa funilaria, mas um acidente no trabalho o fez largar o emprego e investir na música, junto com Bunny. Eles foram ajudados por Joe Higgs, um cantor que ainda morava em Trench Town e dava aulas de canto. Numa dessas aulas Bob e Bunny conheceram Peter McIntosh. Com ele formariam o grupo "Wailing Wailers".

Em 1962, Bob Marley foi ouvido pelo empresário Leslie Kong que o levou a gravar algumas músicas. A primeira delas foi "Judge Not". Os "Wailing Wailers" ganhou a simpatia do percussionista rastafari Alvin Patterson, que os apresentou ao produtor Clement Dodd.

O primeiro "single" do grupo, "Simmer Down", foi lançado em 1963. Nessa ocasião, Bob recebeu uma passagem para os Estados Unidos, enviada por sua mãe, que tinha se casado novamente e mudado para Delaware.

Antes da viagem, Bob conheceu Rita Anderson, uma cantora iniciante, com quem se casou em 10 de fevereiro de 1966. Marley passou oito meses com a mãe e retornando a Kingston mudou o nome do grupo para "The Wailers". Os Wailers criaram um novo selo, o Wail'N'Soul, que não vingou.

O grupo sobreviveu compondo para o cantor americano Johnny Nash com quem Bob viajou à Suécia em 1971, ocasião em que assinou contrato com a CBS. Em 1972, os Wailers promoveram o "single" "Reggae on Broadway" e fizeram o primeiro álbum, Catch A Fire.

No ano seguinte fizeram uma série de apresentações na Inglaterra e nos EUA. No mesmo ano o grupo lançou Burnin, que incluía novas versões de algumas das suas músicas, junto com faixas como "I Shot The Sheriff" (que se tornaria um sucesso mundial na voz de Eric Clapton).
Natty Dread, álbum lançado em 1975, tinha "No Woman, No Cry". Rastaman Vibrations, o álbum seguinte, atingiu o topo das paradas americanas. Bob decidiu dar um concerto no Parque dos Heróis Nacionais de Kingston, em 5 de dezembro de 1976. Logo após o anúncio do show, o governo convocou eleições para o dia 20 de dezembro. Na tarde do concerto Bob teve sua casa invadida e foi alvejado. Mesmo ferido, subiu ao palco.

No fim do ano, Bob visitou a África pela primeira vez. Uma turnê pela Europa e América rendeu o segundo álbum ao vivo: Babylon By Bus. Survival foi lançado em 1979 e incluía "Zimbabwe". Em 1980, o grupo foi convidado para tocar na cerimônia de independência de Zimbábue. O disco Uprising foi lançado em 1980 e gerou uma grande turnê pela Europa e Estados Unidos. Bob fez dois shows no Madison Square Garden, mas caiu doente. Após vários tratamentos em diversos países, Bob Marley morreu num hospital de Miami aos 36 anos.

POSTADO POR :LUCAS JORGE

FONTE:http://educacao.uol.com.br/biografias/ult1789u541.jhtm

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Sheila Chandra

Sheila Chandra primeiro chamou a atenção do público como atriz, jogando Sudhamani Pereira na escola de teatro BBC Grange Hill.
Ainda adolescente, ela formou a banda de monção, e criou uma fusão do Oeste (synthpop) e estilos pop indiana. A banda consistia de Chandra, Steve Coe (que se tornou o produtor da banda), e Martin Smith. Chandra Coe e depois casar. Eles fizeram um solitário álbum Third Eye em 1982 de que tinham uma surpresa hit single "Ever So Lonely", que alcançou a posição # 12 no Reino Unido. Seguiram-se com o single, "Shakti", que alcançou a posição # 41, mas esta foi a criação de gráficos final da banda única. O álbum também inclui um cover do The Beatles "Tomorrow Never Knows", que caracteriza o som da guitarra distintivo EBow de Bill Nelson.
No entanto, a pressão de se ressentir de sua gravadora sobre a direção musical, Monsoon dissolvido e Coe e Smith conjunto sobre a promoção Chandra como artista solo em um selo independente.
Chandra passou a lançar uma série de álbuns na década de 1980, às vezes experimentando com sua voz como um instrumento através de um conjunto de técnicas. Na década de 1990 ela lançou três álbuns pelo selo de Peter Gabriel do mundo real, embora Martin Smith não era mais activamente envolvida por esta altura.

Postado por: Larissa Soler

Sheila Chandra

http://www.youtube.com/watch?v=qiet0WgPNfo


Postado por: Larissa Soler