segunda-feira, 12 de abril de 2010

LadysmthMambazo




Música da África;

O cenário musical Sul-africano inclui tanto a forma popular (Jive) como a folclórica. Os estilos Pop são baseados em duas fontes importantes, Zulu Isicathamiya cantando e harmônica Mbaqanga. A África do Sul é muito diversificada, com muitos grupos étnicos africanos nativos, bem como os povos europeus e indianos.
Existe uma grande diversidade na música da África do Sul. Muitos músicos negros que cantavam em afrikaans ou inglês durante o apartheid passaram a cantar em línguas africanas tradicionais, e desenvolveram um estilo único chamado gore rock'n roll. Digna de nota é Brenda Fassie, que alcançou fama graças à sua canção "Weekend Special", cantada em inglês. Músicos tradicionais famosos são os Ladysmith Black Mambazo, e o Quarteto de Cordas do Soweto executa música clássica com sabor africano. Os cantores sul-africanos brancos e mestiços tendem a evitar temas musicais tradicionais africanos, preferindo estilos mais europeus. Existe um bom mercado para música afrikaans, que cobre todos os géneros da música ocidental.

Biografia;

No final dos anos 1700, Shaka Zulu, um guerreiro carismático e astuto jovem, uniu os Zulus com várias tribos vizinhas em uma única força poderosa que ajudou a dar à luz a uma nação orgulhosa. Hoje, Shaka Zulu é considerado um dos maiores líderes da história Africana. Sua combinação de disciplina guerreira, liderança visionária, a criatividade inata ia crença inabalável em uma nação unida, continua a repercutir até hoje na África do Sul. Ele é venerado como a única figura que deu à luz o espírito de luta indomável dos Zulus - o mesmo espírito que permitiu que os sul-africanos a perseverar em meio à dominação européia de sua terra natal a quase dois séculos de apartheid.

Origem;

Ladysmith Black Mambazo presta homenagem a este ícone histórico com o lançamento de novos Ilembe: Honrar Shaka Zulu. Ilembe comemora não só Shaka Zulu, mas o sentimento de perseverança, criatividade e orgulho que ele tenha inspirado gerações de descendentes."Ele era um guerreiro, um atleta, um cantor, um dançarino, um visionário, ele foi tantas coisas", diz Joseph Shabalala, vocalista e fundador do Ladysmith Black Mambazo. "Ele era um diplomata também. Ele poderia falar sobre as diferenças de forma civilizada, mas ele era também muito orgulhoso. Se você disse 'Não, eu não vou colaborar ", então ele dizia:' Tudo bem, vamos ver quem é o chefe".
Cada uma das faixas fala de Shaka rara combinação de atributos e como eles ressoam na sociedade contemporânea - não apenas para os sul-africanos, mas para o mundo em geral. A partir da faixa de abertura, "O MMU Beno MMU" (Somebody "e" Somebody), o grupo canta sobre os benefícios inerentes de pessoas que vêm trabalhando juntos e em uníssono para o bem maior. "Kuyafundw 'Osizini" ("Aprendendo com os obstáculos") define a história de Shaka Zulu para a música, e enfatiza a importância de enfrentar obstáculos, superá-los e aprender com a experiência.Quase dois séculos depois de passar Shaka Zulu, as mensagens de paz, unidade, harmonia social e o orgulho nacional transcender seus pontos de origem e ressoam em todo o globo.

Músicas;

"Let's Do It", reconhece o lado sujo do processo político, mas incentiva as pessoas a subir acima de querelas mesquinhas como um meio para realizar grandes coisas. "Umon Esweni EUA / RU" ("Jealous Eyes"), adverte contra os perigos da inveja. "Se você vê algo que você quer", diz Shabalala ", tenha certeza que você quer pelas razões certas. Algo pode ser bonito e sedutor, mas não é bom para você. " Mais no set, "Hlala Nami" ("Stay With Me") salienta a importância de ficar com aquelas pessoas que vão mantê-lo no caminho certo, enquanto o "Príncipe da Paz" pontes elementos aparentemente díspares de Zulu história e tradição cristã . "Essa música é sobre essa jovem chamado Jesus. Trata-se de encorajar as pessoas a amar um ao outro. É similar à história de Shaka Zulu, mas Jesus foi muito mais do que isso. Shaka, às vezes, ter a sua lança e lutar. Mas a lança que Jesus usou foi a verdade. Ele disse às pessoas como viver em paz, mesmo quando algumas pessoas no seu tempo não quero ouvir essa mensagem. "



Fonte de pesquisa: www.mambazo.com/biography.html
Publicado por: Alexandre Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário