quinta-feira, 11 de março de 2010

Isao Tomita








Tomita nasceu em Tóquio e passou sua infância com o pai na China. Após retornar ao Japão, ele teve aulas particulares de orquestração e composição, enquanto um estudante de história da arte na Universidade de Keio, em Tóquio. Graduou-se em 1955 e tornou-se um compositor em tempo integral para a televisão, cinema e teatro. Ele compôs a música tema para a equipe de ginástica olímpica para japonês Jogos Olímpicos de Verão de 1956 em Melbourne, na Austrália.
Em 1965, ele compôs a música-tema e música incidental para animação de Osamu Tezuka série de TV Jangaru Taitei (Jungle Emperor), lançado no E.U.A. como Kimba o Leão Branco. Em 1966, ele escreveu um poema sinfônico baseado nesta música com um vídeo de animação original sincronizados com o poema sinfónico lançado em 1991. Isao Tomita e Kunio Miyauchi também criou a música para o tokusatsu SF / espionagem / ação da série de televisão Mighty Jack, que foi ao ar em 1968.
No final dos anos 1960, ele voltou sua atenção para a música eletrônica depois de álbuns audição por Wendy Carlos no qual Wendy realizada música clássica com o sintetizador Moog. Isao adquiriu um sintetizador Moog III e começou a construir seu estúdio caseiro. Ele começou a arranjar peças de Claude Debussy para sintetizador e, em 1974, o álbum Snowflakes Are Dancing foi lançado, ele se tornou um sucesso mundial. Sua versão de Arabesque No. 1 depois foi usado como tema a astronomia série de TV Jack Horkheimer: Star Gazer (originalmente intitulado Star Hustler) visto na maioria das estações de PBS.
Ele continuou a lançar álbuns, dos quais os mais conhecidos são seus arranjos de clássicos, como O Igor Stravinsky's Firebird, de Modest Mussorgsky Pictures at an Exhibition, e Gustav Holst, The Planets.
Enquanto trabalhava em seus álbuns de sintetizador clássico, Tomita continuou compondo trilhas para inúmeros filmes e televisão japonesa, incluindo a série de televisão Zatoichi, dois longas-metragens Zatoichi, o samurai Oshi (Mute Samurai) séries de televisão e da ciência Toho filme catástrofe de ficção, Catastrophe 1999, The Profecias de Nostradamus (título E.U.: Last Days of Planet Earth), em 1974. Este último combina desempenhos sintetizador com pop-rock e instrumentos de orquestra. Ele e alguns outros escores parciais e total do período foram lançados em LP e CD mais tarde ao longo dos anos no Japão. Embora não bootlegs, pelo menos alguns desses lançamentos foram emitidos por empresas de produção de filmes e TV sem aprovação artística Tomita.
Tomita e sua música é fortemente presente no filme de Chris Marker 1983-ensaio Sans Soleil.
Em 1984, Tomita lançou Canon das Três Estrelas, que apresentou peças clássicas renomeado para objetos astronômicos. Por exemplo, a faixa-título é a sua versão de Pachelbel's Canon in D Major. Ele credita-se com "O Plasma Symphony Orchestra", que foi um processo de sintetizador computador utilizando as formas de onda de emanações eletromagnéticas de várias estrelas e constelações de texturas sonoras deste álbum.
Tomita executou um número de outdoor "Sound Cloud" concertos, com alto-falantes em torno da audiência em uma "nuvem de som". Ele deu um grande concerto em 1984 no anual de música contemporânea Ars Electronica em Linz, Áustria chamado "Mind of the Universe", mistura de faixas ao vivo em uma pirâmide de vidro suspensa sobre uma audiência de 80.000 pessoas. Ele realizou um concerto em Nova York, dois anos depois, para comemorar o centenário da Estátua da Liberdade ( "Back to the Earth"), assim como uma em Sydney, em 1988, para bicentenário da Austrália. O desempenho brasileiro foi parte de uma doação de US $ A7 milhões do Japão para o Novo Gales do Sul, que incluía a maior já fogo de artifício na época, seis de som fixa e sistemas de iluminação - um daqueles em uma barca atracada no centro de uma baía, o outro voou de helicóptero Chinook - para as partes do show. Uma frota de barcaças japonês com espectáculos culturais, nomeadamente incêndio kabuki drumming, passou por diversos momentos. Sua mais recente Sound Cloud evento foi em Nagoya, Japão, em 1997, com as participações de Ray Charles, Dionne Warwick, e Rick Wakeman.
No final dos anos 1990, ele compôs uma orquestra híbrido mais sintetizador fantasia sinfônica intitulada The Tale of Genji inspirado na velha história de mesmo nome em japonês. Foi realizado em conjunto por orquestras sinfônicas de Tóquio, Los Angeles e Londres. Uma versão live CD concerto foi lançado em 1999, seguido de uma versão de estúdio em 2000.
Em 2001, Tomita colaborou com a Walt Disney Company para compor a música ambiente de fundo para a entrada AquaSphere no parque temático Tokyo DisneySea fora de Tóquio.
Sua pontuação sintetizador com solistas acústica para o filme de 2002 The Twilight Samurai (たそがれ 清 兵衛 Tasogare Seibei?) 2003 japonês ganhou o Oscar de Outstanding Achievement in Music.
O advento do formato DVD-Audio tem permitido Tomita a prosseguir os seus interesses em áudio multicanal com versões retrabalhadas de The Tale of Genji Symphonic Fantasy e os planetas Tomita 2003.

Amanda Alves 7 ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário