sexta-feira, 12 de março de 2010

Nusrat Fateh Ali Khan





Nusrat Fateh Ali Khan nasceu em 13 de outubro de 1948 na cidade de Faisalabad, Paquistão. Ele era o quinto filho e primeiro filho de Ustad Fateh Ali Khan, um musicólogo, vocalista, instrumentista, e Qawwal. Família de Khan, que incluía suas quatro irmãs mais velhas e seu irmão mais novo, Farrukh Fateh Ali Khan cresceu em Lyallpur central. Em 1979, Khan se casou com sua prima em primeiro grau, Naheed (filha do irmão de Fateh Ali Khan, Salamat Ali Khan), tiveram uma filha, Nida [2].
Khan começou por aprender a tocar tabla ao lado de seu pai antes de avançar para aprender Raag Vidya e Bolbandish. Ele então passou a aprender a cantar no quadro clássico de khayal. Formação de Khan com seu pai foi cortada quando seu pai morreu em 1964, deixando tios paternos Khan, Ustad Mubarak Ali Khan e Ustad Salamat Ali Khan, para completar sua formação.
Sua primeira performance foi em uma cerimônia tradicional para o túmulo de seu pai, conhecido como chehlum, que teve lugar quarenta dias depois da morte de seu pai.
Em 1971, após a morte de Mubarak Ustad Ali Khan, Nusrat se tornou o líder oficial da festa de família Qawwali eo partido tornou-se conhecido como Nusrat Fateh Ali Khan, Mujahid Mubarak Ali Khan & Party.
Primeira performance pública de Khan como líder do partido Qawwali estava em uma transmissão de um estúdio de gravação, como parte de um festival de música organizado anualmente pela Rádio Brasil, conhecida como Jashn-e-Baharan. Khan cantavam principalmente em urdu e punjabi e, ocasionalmente, em persa, Brajbhasha e hindi. Seu primeiro grande sucesso no Paquistão foi a canção Haq Ali Ali, que foi realizado em um estilo tradicional e com instrumentos tradicionais. A canção faz uso contido de improvisações Nusrat's Sargam.
No início de sua carreira, Khan foi assinado pelo Oriental Star Agencies [OSA] de Birmingham, Reino Unido a sua estrela cassete de etiquetas. OSA patrocinado turnês regulares por Nusrat para o Reino Unido desde o início dos anos 80 em diante, e liberou muito desse material ao vivo em cassete, CD, fita de vídeo e DVD.

Postado por: Larissa Soler
Gostei do nome dele, a música é engraçada.
A história dele é bem interesante e longa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário