terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Van Morrison

BIOGRAFIA DE VAN MORRISON

George Ivan (Van) Morrison nasceu em 31 de agosto de 1945 e cresceu em Bloomfield, Belfast, Irlanda do Norte como o único filho de George Morrison, r e Violet Stitt Morrison.

Van foi exposto à música desde a mais cedo, como seu pai, trabalhou em Detroit em uma loja de discos de jazz, blues e country and western.

O gosto musical do pai foi passado a ele, por isso, cresceu ouvindo artistas como Jelly Roll Morton, Ray Charles, Lead Belly e Solomon Burke.

Os pais de Van Morrison, observando o interesse pela música do filho, compraram uma guitarra quando ele tinha doze anos de idade. Morrison aprendeu a tocar acordes simples, enquanto estudava a canção em livros.

Ele logo formou uma banda chamada Sputniks na escola com amigos. Van já estava assumindo a liderança do grupo. Aos quatorze anos, ele formou outra banda, Midnight Especial. Quando esta banda rompeu-se ele queria aderir à Thunderbolts, mas desistiu porque sabia apenas tocar guitarra.

Depois de pedir ao pai para compra-lhe um saxofone, Van teve aulas de sax tenor e teoria musical com George Cassidy, um professor local, com quem teve aulas por um mês.

Em seguida, ingressou na Thunderbolts, tocando nos arredores da cidade. O jovem Morrison já era conhecido pelo seu natureza lacônica e a sua inabilidade para conviver com os membros da banda.
Em 1968, é editado Astral Weeks, considerado por muitos o seu melhor trabalho, muito aclamado pela crítica, mas não tendo muita aceitação por parte do público. Morrison geralmente mostra algum desdém pelas opiniões da imprensa e da crítica. O seu trabalho é, muitas vezes, de natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.

EXTRAIDO DO SITE: http://pt.wikipedia.org/wiki/Van_Morrison

POSTADO POR LUCAS JORGE

Um comentário:

  1. A musica dele combina elementos natureza espiritual, combinando elementos do jazz, R&B e música celta.

    Que loco isso!!!!

    lucas jorge

    ResponderExcluir